Thursday, February 14, 2008

Da Consciencia

A liberdade e a paz me parecem ser os eternos objetivos do ser humano, ideais aparentemente simples, mas que por vezes, não raras, beiram o impossível. Essa busca de liberdade representa um perigo ao sistema, modelado para nos manter presos.
Primeiro usaram a prisão do corpo e da alma, com ameaças de teor religioso, como puniçoes divinas, e castigos físicos ou a propria morte e quem se opuzesse. Mas como tudo evolui, hoje as grades são outras, e consistem em nos transmitir uma falsa sensação de liberdade, enquanto a nossa mente, cada vez menos ativa, é dominada.
Já faz um tempo que não é difícil encontar pessoas dizendo que a televisão está impedindo as pessoas de pensarem e que as convence de tudo. Não discordo completamente disso, mas vejo que estamos chegando a um ponto ainda pior. A televisão é apenas um dos meios de induzir as pessoas a permanecerem ignorantes quanto à realidade que as cerca. E o sistema, hoje, não está matando a consciencia das pessoas, como diriam os bons "filosofos de praça", e como acontecia nos fatídicos anos das ditaduras. Ele está indo além, e convencendo cada um a abortar a sua própria consciencia. Isso me parece ainda mais grave, abandonamos várias idéias por considerá-las fora da realidade, mas quem construiu a realidade? Quem nos convenceu que somos incapazes de mudá-la?
Estamos, pouco a pouco, sendo convencidos de que somos fracos e incapazes. Como podemos ser incapazes se nós, acostumados aos velhos discursos democráticos, somos a maioria?
Enquanto essas "pequenas" contradições passam despercebidas pela imensa maiora, algumas pessoas ainda relutam e alimentam a sua consciencia, na esperança de um dia serem ouvidas pela multidão, cega e surda, que marcha em direção ao abismo ao som de uma banda militar , e que mesmo assim acredita ser livre.
read more...